domingo, 1 de julho de 2012

O desafio de trabalhar com alunos com deficiência Intelectual

 





    Lidar com crianças com deficiência intelectual  tem sido ao longo do tempo um desafio para educadores e profissionais envolvidos com  a  aprendizagem,sendo uma tarefa árdua ,complexa e muitas vezes frustrante muitos educadores se desesperam por não conseguirem que seus alunos alcancem níveis de aprendizagem ¨esperados¨ ,comparando muitas vezes erroneamente o desempenho de alunos com as mesmas caraterísticas .
    O trabalho com a inclusão é mesmo dificil e exige do profissional ,conhecimento ,busca constantes de novas estratégias  , aceitação de seus próprios limites e atenção as potencialidades desses alunos.
    Muitas vezes ao fazermos um relatório nos prendemos as dificuldades e as limitações deste quadro de deficiência ,mas eficiências existem. e devem ser trabalhadas.
   Laudos médicos devem ser levados em consideração ,mas não podem servir de desculpas para que não haja uma intervenção pedagógica ,visando a participaçao deses alunos em sala e seu aprendizado, que sempre acontecerá.
  Muitas vezes é dificil mensurar este aprendizado,nas aulas e avaliações, mas ele se pronunciará em algum momento ás vezes esse feedbak vem da familia que relata algo que ele não fazia e que agora já faz até mesmo sem mediação.
   Especialistas citam três caractéristicas básicas desses alunos:dificuldade atencional,dificuldade na interação e de comunicação.
  Esses são fatores importantes que a escola, e o professor de classe regular e de  sala de recursos devem trabalhar, o aprendizado dessas crianças deve privilegiar essas três áreas ,pensando nelas devemos pensar nossos planejamentos.
   O lúdico sempre deve estar presente , assim como valorizar a auto estima e a afetividade fundamentais no processo ensino aprendizagem.  ,e criar  novos desafios sempre para motivá-los. Sejamos mais criativos e tenhamos como norteadores os interesses dessas crianças a partir daí um leque de possibilidades podem ser descobertos. E lembre-se cada ser humano é unico e tem sua própria forma de aprender e expressar o que já sabe.                                                                                                                                                                    



 Postado por Valéria Oliveira







































Nenhum comentário:

Postar um comentário